Monograma Ultimo.png

Confissão de Fé

1. A IGREJA APOSTÓLICA CRISTÃ adota e prega os princípios bíblicos consubstanciados na seguinte confissão de fé:

A. As Sagradas Escrituras - cremos que a Bíblia é inspirada por Deus (II Tm 3:16-17; II Pe 1:20,21).

B. A Trindade - cremos que Deus é "TRINO" - Pai, Filho e Espírito Santo (I Jo 5:6-12; Lc 3:21,22; Mt 12:18; Is 42:1).

C. Queda do Homem - cremos que o homem foi criado a imagem de Deus, mas pela desobediência decaiu da perfeição (Rm 5:12-21).

D. A Redenção do Homem - cremos que quando éramos pecadores, Cristo encarnou-se, morreu e ressuscitou com o fim de redimir o ser humano, assinando o perdão de todos os que nele creêm. (Jo 3:16; Hb 7:25-28).

E. A Expiação e Salvação Pela Graça - cremos na obra expiatória de Cristo consumada na Cruz, e que pela mesma, os pecados e suas consequências são extintas; cremos que não temos justiça própria e precisamos ir a Deus e suplicar-lhe a justiça de Jesus Cristo, e só assim alcançamos plena salvação, o que se efetua pela fé, pela graça, sem as obras da lei (Rm 5:8,9; II Co 5:21; Gl 3:13; Rm 8:1-11; II Tm 2:6; Hb 9:12; Ap 5:9; Mt 8:17; Is 53:4; I Pe 2:24; Ef 2:8; Jo 15:24).

F. Arrependimento e Aceitação - cremos que pelo sincero arrependimento e aceitação de Cristo, somos justificados diante de Deus (I Jo 1:9; Rm 5:1,2);

G. Novo Nascimento - cremos que a transformação do coração e mente, e da vida, na conversão, é uma mudança real (Jo 3:3; II Co 5:17);

H. Vida Cristã Diária - cremos que é a vontade de Deus que sejamos santificados diariamente, crescendo constantemente na fé (Hb 6:1-3).

I. Batismo e Santa Ceia - cremos que o batismo com água é o ato que simboliza a conversão; cremos na Santa Ceia do Senhor, pelo uso simbólico do pão e do vinho, como símbolo do Novo Concerto, Novo Testamento (Rm 6:4; Mt 28:19; I Co 11:28).

J. Batismo no Espírito Santo - cremos que o Batismo no Espírito Santo é para revestir o crente de Poder, e que seu recebimento dá-se da mesma forma que nos dias Apostólicos. (At 1:8; 2:4; 2:38,39).

K. Vida Cheia do Espírito Santo - cremos que é a vontade de Deus que andemos diariamente no Espírito (Gl 5:16).

L. Dons e Frutos do Espírito - cremos que o Espírito Santo tem dons para enviar sobre os crentes e que devemos mostrar frutos espirituais como evidência de uma vida cheia do Espírito Santo (I Co 12:1; Gl 5:22).

M. Moderação - cremos que a experiência e o procedimento diário do crente nunca devem conduzi-lo a extremos ou fanatismos, e que até no "culto público" é mister adotar-se o "termo médio" entre o fanatismo e o ritualismo (Fp 4:5; Tt 2).

N. Cura Divina - cremos que a cura divina é o poder de Cristo para curar enfermos em resposta a oração da fé (Tg 5:14-16; Mt 8:17; 9:5; Sl 103:3; 105:37; Ex 15:26; 23:25; Mc 16:18; Is 53:5; Gn 20:17).

O. Segunda Vinda de Cristo - cremos que a segunda vinda de Cristo será pessoal, pré-milenar e está iminente (Jo 14:18; I Ts 4:16; Ap 22:20);

P. Relação com a Igreja - cremos que é nosso sagrado dever nos identificarmos com a igreja visível de Cristo (At 16:5; Hb 10:24,25);

Q. Governo Civil - cremos que os governos civis devem ser respeitados em todos os tempos, exceto nas coisas opostas a vontade de Deus (Rm 13:13;  At 5:29).

R. Ressurreição e Arrebatamento - cremos que no último dia, os que estiverem vivos não morrerão, mas serão mudados. Todos os mortos serão ressuscitados com os mesmos corpos e não outro, postos que com qualidades diferentes e ficarão reunidos às suas almas para sempre; e os crentes serão arrebatados ao paraíso e estarão sempre com o Senhor Jesus; e os ímpios serão, pelo poder de Cristo, ressuscitados para desonra e condenação eterna; os corpos dos justos serão pelo seu Espírito ressuscitados para honra e para serem semelhantes ao próprio corpo de Cristo (At 24:15; Jo 5:28,29; Fp 3:21).

S. Juízo Final - cremos que todos hão de comparecer perante o Tribunal do juízo final (Mt 13:41-43);

T. O Céu e o Inferno - cremos que o céu é um lugar glorioso e eterno dos filhos de Deus (I Co 2:9), cremos que o inferno é o lugar de tormentos eternos para todos aqueles que rejeitarem a Cristo como Salvador (Ap 20:13-15);

U. Evangelismo - cremos que evangelizar é a principal tarefa da Igreja (Mc 16:15-18; Jo 4:35,37; II Tm. 4:1,2).

V. Dízimos e Ofertas - cremos que o Senhor ordenou a contribuição para o sustento de sua obra (Ml 3:10; Lc 6:38; II Co 9:7);

X. Unidade, Liberdade e Caridade - cremos que deve haver unidade quanto as coisas essenciais, liberdade quanto as secundárias, caridade para com todas as criaturas (I Co 13; Fp 2:5; II Co 3:17; Jo 17:21; Ef 4:5);

A IGREJA APOSTÓLICA CRISTÃ, além de sua Confissão de Fé, aprovou "crer" e "aceitar" o Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades, ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.