Pastor Adonias Roque de Souza

O orientador e líder do grupo de obreiros fundadores da igreja, o reverendo Adonias Roque de Souza, nasceu na fazenda do Bálsamo, na atual cidade de Bom Jesus do Itabapoana, em 14 de Agosto de 1925, no interior norte do Estado do Rio Janeiro.

Filho de Antonio Roque de Souza e Laurinda Maria de Jesus, o pastor Adonias é o nono filho de um total de 12. Casou-se com Alice de Souza em 25 de Fevereiro de 1950, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Alice, filha de Alexandrina Valentim e Elesiário de Souza, também nascida em Bom Jesus de Itabapoana. O casal teve 6 filhos (Mizael, Mirna, Márcia, Mara, Meirari e Marcos Paulo), 12 netos (Pablo Rodrigo, Diego Rodrigo, João Marcos, Márcio Henrique, Marlon Fabrício, Max Vinícius, Débora, João Paulo, Viviane, Amanda, Ana Carolina, Willian) e bisnetos.

O pastor Adonias desde cedo esteve envolvido com o evangelho. Sua mãe, Laurinda, era professora da classe de senhoras na Igreja Presbiteriana, e o pai, Antônio, era presbítero da mesma igreja. Foi membro, durante sua infância, da Igreja Presbiteriana do Arrozal de Sant´Anna, a 60 km do centro da atual cidade de Bom Jesus, igreja esta que tinha aproximadamente 860 membros.

Após sair de Bom Jesus do Itabapoana e morar durante alguns anos em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, chegou a cidade do Rio de Janeiro, antigo Estado da Guanabara. Trabalhou numa fábrica de cimento, foi tecelão e serviu ao Ministério da Guerra, na Força Policial Militar do Rio de Janeiro, pelo município de Niterói, durante os anos de 1944 a 1947. Obteve também registro como aeroviário do Ministério da Aeronáutica. Seu último emprego registrado foi como mecânico de rádio, no período de 1958 a 1959.

O pastor Adonias exerceu o cargo de presidente da Junta Executiva da Igreja Apostólica Cristã entre 1958 e 1980, e presidente da Matriz entre 1958 e 1990, quando foi jubilado, 32 anos após a fundação da igreja. Ao longo de todos esses anos, o pastor Adonias se tornou um grande nome no meio evangélico, sendo membro da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, palestrante, escritor, comentarista da revista da Escola Bíblica Dominical, pregador do Evangelho, etc. É um dos pastores que mais celebraram casamentos no Rio de Janeiro (aproximadamente 600 casamentos segundo o próprio pastor).

O Pastor Adonias faleceu em 29 de Junho de 2015, após uma bela oração a Deus.

Adonias Roque de Souza.png