.png
oie_transparent (5).png
oie_transparent.png

IGREJA APOSTÓLICA CRISTÃ

A Igreja Apostólica Cristã é uma denominação evangélica fundada em 1958 por um grupo de pastores e obreiros oriundos da Cruzada Nacional de Evangelização (Igreja do Evangelho Quadrangular) sob a orientação do reverendo Adonias Roque de Souza.

Em fevereiro de 1958, em Bangu, no Pavilhão da Cruzada, o Pastor Adonias recebeu o apoio de quatorze obreiros que discordaram da introdução da Cruz no Templo, religiosidade, misticismo e mistificações na Obra.

A princípio, o Pastor Adonias não desejava fundar nenhuma igreja e, após muitas tentativas de se filiar a alguma Assembleia de Deus, a comissão reuniu na casa do pastor Junot Viana uma Congregação, e resolveram não seguir preceitos humanos, mas apenas a Palavra de Deus.

Dali, seguiram para a casa do irmão Sérgio Alves de Araújo, na Rua Toulon, nº 69 em Padre Miguel, a fim de traçar os planos para organização de uma Igreja. Com autorização do irmão Sérgio, foi construído um galpão em seu terreno, em frente a sua residência, um batistério e adquirido um serviço de som. As pessoas que estavam reunidas ali no galpão, no dia 16 de Março de 1958, e que são conhecidas hoje como os fundadores, são:

Adonias Roque de Souza, Adelaide dos Santos Nora e Silva, Agostinho Mathias da Silva, Andrelino Batista Amorim, Antônio Caetano da Silva, Antônio Coelho Vieira Filho, Antônio Vieira da Silva, Arlinda Miranda da Silva, Avelino de Andrade, Benedita Rodrigues Martins, Daniel Antunes de Sá, Deuclecina Pereira de Lima, Djanira Brígida da Silva, Djanira Medeiros, Dorvalino Rodrigues Medeiros, Efraim Amorim, Enedina Maria da Conceição, Eudócia Lins da Rocha, Eunice Diniz Viviani, Felício Carlos Pimentel, Francisco Calixto, Gasparina Marinho Ribeiro, Genival Barbosa dos Santos, Gracinda Rosa Monteiro, Guiomar Augusta da Silva, Heleno Barbosa de Oliveira, Henos Brasolino, Ignácia Cortes Soares, Izabel Marins Coutinho, Jair Rodrigues Medeiros, Jeovan Correia da Silva, Jorge Florentino Guimarães, José Correia de Melo, José Ribeiro, José Teixeira Gonçalves, Julia Guiomar da Silva, Julieta Costa Pereira, Juracy Correia de Sá, Laudiceia Augusta dos Santos, Luiz Soares de Lima, Luzia da Silva Souza, Manoel Marques Teixeira, Maria da Penha, Maria José Bezerra, Maria Leonidia Ribeiro, Miriam Medeiros de Melo, Moisés José dos Santos, Newton Capáccio de Souza, Norlindo Rodrigues Medeiros, Pelino Guedes de Souza, Sebastiana Martins, Sérgio Alves de Araújo, Vicente Sancho da Cunha, Waldir Marinho de Oliveira.

Foi convocada uma assembleia com a presença desses membros (alguns não eram batizados, apenas simpatizantes). Ali, após orarem, foi lançada sorte sobre o nome da denominação, e cada um dos membros escreveu um nome. Após todos terem escrito, uma menina de 5 anos tirou o papel com um dos nomes, e nesse papel estava escrito: Igreja Apostólica Cristã (uma das pessoas a terem escrito este nome foi justamente o pastor Adonias, seguindo orientação de Deus). Foi escolhido como texto áureo a passagem de João 8: 31, sendo também aprovado que a Igreja Apostólica Cristã não regulamentaria usos e costumes relativos a trajes e cabelos, somente zelaria pela decência e moderação em tudo, conforme escrito em Filipenses 4: 5.​

A Igreja Apostólica Cristã nasceu com o zelo pela Palavra, fruto da origem presbiteriana do Pastor Adonias, e buscando o Espírito Santo, graças à origem da denominação, nascida dentro do maior evento evangelístico do Brasil, a Cruzada Nacional de Evangelização.